sexta-feira, 24 de outubro de 2008

atividade6_ilianethais

SOFTWARE LIVRE E SOFTWARE PROPRIETÁRIO


Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.
Este é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para usuários do software definidas pela Free Software Foundation:
· A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
· A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
· A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
· A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

A liberdade de executar o programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário atender a alguma restrição imposta pelo fornecedor.
A liberdade de redistribuir deve incluir a possibilidade de se repassar os códigos fontes bem como, quando possível, os arquivos binários gerados da compilação desses códigos, seja em uma versão original ou modificada. Não é necessária a autorização do autor ou do distribuidor do software para que ele possa ser redistribuído, já que as licenças de software livre assim o permitem.
Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.